31 janeiro 2007

Ação do Vitrine Tecnológica no povoado Barra Grande (Cajueiro da Praia)

A praia de Barra Grande, situada no município de Cajueiro da Praia(80km de Parnaíba), recebeu mais uma ação do Vitrine Tecnológica, um dos projetos do Aliança Mandu. Jovens da comunidade foram contemplados com palestras sobre ostreicultura, sendo que os facilitadores Pedro Neves(Embrapa Meio Norte), Ana Cristina Marinho(Mandu), Gilmar Costa Filho(Embrapa Meio Norte/CNPq) e Vitor Hugo(CARE) expuseram o panorama atual e as perspectivas de produção do molusco naquela paradisíaca vila de pescadores.

A reunião contou com a presença de representantes da sociedade civil, professores, secretário municipal de Cajueiro da Praia e jovens envolvidos no projeto de criação de ostras. Emprego, turismo, melhoria da qualidade de vida da população barragrandense e educação foram temas abordados em mais uma mobilização do Mandu, que culminou com um trabalho sobre cooperativismo e planejamento realizado com todos os jovens e suas familias em sala de aula na Escola Municipal José Adrião, no dia 24 de janeiro.

O projeto Vitrine pretende implantar um projeto de ostreicultura no povoado Barra Grande até o final de 2007. Várias oficinas ja foram realizadas com jovens da comunidade(todos filhos de pescadores). A escolha da criação de ostras foi dos próprios moradores da região, que após muitas conversas resolveram escolher o projeto como o mais apropriado para o local. Uma pesquisa sobre as condições geoclimáticas daquele povoado piauiense revelou que a área é bastante favorável para a atividade econômica, que bem planejada, pode trazer gerar muitos empregos e renda para os jovens. A crescente procura pelo turismo ecológico e a ostreicultura podem mudar um pouco a realidade econômica e os alarmantes índices sociais de Barra Grande. Gilmar Costa Filho foi enfático em suas palavras sobre o projeto de ostreicultura. "
A população local tem um papel fundamental na preservação dos mangues da região, pois caso eles sejam poluídos, a criação de ostras fica totalmente comprometida", finalizou Filho.

Vitor Hugo afirma que o povoado Barra Grande está passando por uma fase de ‘bons ventos’, mas é preciso que haja esforço de todos na construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para àquela comunidade. “A instalação de uma biblioteca comunitária e a criação de associações são indicativos de avanços sociais da população local. A criação da Associação de Condutores de Barra Grande é um passo vital para a profissionalização do turismo na região, principalmente voltado para o turismo ecológico, já que a vila de pescadores foi muito privilegiada pela natureza neste quesito”, encerra o facilitador da CARE Brasil.

Um dos pontos que foram citados pelos participantes foi sobre o fracasso de alguns projetos que são planejados sem a participação dos beneficiados. Maria Helena Cortez(coordenadora do Observatório da Juventude), fez comentários sobre o tema. “Nossos projetos não são realizados PARA os jovens, mas COM eles. Este tem sido o diferencial do Mandu. Os jovens participam de todas as etapas de construção dos planos de desenvolvimentos”, finaliza Cortez, que atua na área de pesquisa dos projetos implantados pelo Mandu.


No final da ação todos os participantes construíram um painel de metas para as próximas ações em Barra Grande, onde foram incluídas:
- Reunião semanal dos jovens para a discussão das ações a serem realizadas no projeto de ostreicultura;
- Parceria com as outras associações já existentes na comunidade;
- Cursos de qualificação pertinentes ao trabalho que será desenvolvido na região.

Várias palavras-chaves definiram o encontro promovido em Barra Grande, entre as mais citadas estão: Satisfação, Proveito, Fortalecimento, Lucro, Norteador, Aprendizado, Informação e Direcionamento.

eXTReMe Tracker