06 fevereiro 2009

Pré-Vestibular Popular Evandro Lins e Silva e Amarração, de Luiz Correia, têm aprovação histórica em vestibulares de Parnaíba


Após quatro anos de resultados significativos e centenas de aprovações de estudantes das escolas públicas de Parnaíba e cidades vizinhas, o Cursinho Pré-Vestibular Popular Evandro Lins e Silva, conseguiu, nos últimos vestibulares da Universidade Federa do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí e do Centro Federal de Educação Tecnológica, uma marca impressionante até mesmo para os melhores colégios da rede privada do Estado: aprovou 64 dos 100 estudantes matriculados em 2008. A iniciativa do projeto de inclusão sócio-educacional criado em 2004 pela Empresa Júnior de Economia [UFPI/Parnaíba] - o Cursinho Pré-vestibular Popular Evandro Lins e Silva – tem por objetivo oportunizar que jovens de baixa renda tenham acesso à universidade pública, além de uma formação cidadã.

Um dos diferenciais do Evandro Lins e Silva consiste na ousadia de implantar conteúdos como empreendedorismo, disciplina estudada no tempo regular das aulas. Outra marca do Cursinho é o estudo das relações étnico-raciais. A coordenação pedagógica do projeto elaborou, com o curso de Turismo da UFPI, o inovador projeto PIC NEGRADA DA TERRA – uma provocação da SECAD - MEC, que aborda o estudo sobre historia, literatura e cultura afro-brasileira e africana.

Em Luiz Correia, no litoral piauiense, o Cursinho Pré-Vestibular Popular Amarração, coordenado pelo Núcleo de Promoção Social (Nupes), uma entidade formada por jovens empreendedores sociais, tem muitos motivos para comemorar o resultado dos vestibulares.

Com uma taxa de aproximadamente 40%, o Amarração registrou um aumento significativo da quantidade de aprovados em relação aos últimos dois anos. A coordenação festeja mais ainda porque o número de estudantes das comunidades rurais que passaram nos vestibulares foi bastante expressivo. A alta taxa de aprovação do Evandro Lins e Silva e do cursinho Amarração denuncia o trabalho incansável da coordenação e dos professores, e, principalmente, da dedicação diuturna dos estudantes.

Os dois cursinhos populares piauienses são apoiados pelo CIP Aliança Mandu, através do Sistema Educação, que contribui participativamente nas capacitações de formação pedagógica dos professores, captação de recursos e na formação política dos jovens estudantes (via Projeto Formação de Lideranças/ Aliança MANDU).

eXTReMe Tracker