20 fevereiro 2008

Projetos da Aliança Mandu e do Programa Piauí da CARE recebem visita de técnicos da Coordenação de Comunicação da CARE Brasil

Carol Cunha, da Coordenação de Comunicação e Marketing da CARE Brasil em São Paulo, e o fotógrafo voluntário Diego Rinaldi visitam os projetos desenvolvidos pela CARE no Programa Piauí entre os dias 18 a 21 de fevereiro. Nas cidades de Cajueiro da Praia e São João do Arraial a organização não-governamental atua no combate à pobreza através ações de Geração de Trabalho e Renda(GTR) e Educação, além de apoiar projetos que trabalham com o mesmo objetivo, como o CIP Aliança Mandu nas cidades litorâneas de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

A Unidade Demonstrativa de Ostreicultura, projeto-piloto implantado pela CARE Brasil, Comunidade Européia, TK Foundation e CIP Aliança Mandu na comunidade Barra Grande(Cajueiro da Praia) em maio de 2007, beneficia filhos de pescadores da região com uma renda alternativa oriunda do cultivo de ostras no mangue. As sementes são coletadas em ambiente natural através de coletores confeccionados com garrafas PET e os técnicos da Embrapa Meio-Norte e os jovens barragrandenses realizam, mensalmente, a biometria das ostras.

Os jovens piauienses relataram suas experiências com o cultivo de ostras nos travesseiros, locais apropriados para o desenvolvimento do molusco no mangue, e ainda ressaltaram o envolvimento da comunidade na preservação da unidade demonstrativa através de mobilizações do CIP Aliança Mandu em escolas, projetos ambientais e órgãos públicos, além da colônia de pescadores da região, que congrega centenas de associados.

Além da comercialização das ostras nas praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os jovens empreendedores de Barra Grande criarão passeios ecológicos para que os turistas consumam, na hora, as ostras retiradas do cultivo no mangue.

Acompanhado por Gilmar Costa Filho, bolsista(Biologia)CNPq/Embrapa Meio-Norte, que orientou diversas capacitações sobre ostreicultura para os jovens durante os anos de 2006 e 2007, a equipe da CARE Brasil constatou, em diálogos com os filhos de pescadores, como o projeto gera impacto positivo em suas vidas e propõe, de forma sustentável e com preservação ambiental, uma renda alternativa às atividades econômicas tradicionais(pesca, agricultura), além de uma nova perspectiva de futuro para dezenas de famílias da comunidade Barra Grande, já que a meta é beneficiar até 75 famílias.

A CARE Brasil é uma das instituições que coordena, em parceria com a Universidade Federal do Piauí(UFPI), a Embrapa Meio-Norte e o Instituto Floravida, o CIP Mandu(Movimento de Articulação Norte Piauiense para o Desenvolvimento Sustentável), que promove ações e projetos que contemplam os jovens de comunidades do litoral piauiense, fortalecendo o protagonismo juvenil e o espírito empreendedor.

O projeto ainda conta com o apoio do Projeto Peixe-Boi Marinho(Cajueiro da Praia), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais(SEMAR), da APA Delta do Parnaíba e da Colônia de Pesca Z6.

eXTReMe Tracker