17 abril 2008

Dança do Peixe-Boi encanta coordenação do CIP Mandu, resgata identidade cultural e eleva estima da população de Cajueiro da Praia

Abusar significa exorbitar, exceder, ir muito além do previsto. E foi justamente isso que o arte-educador e coreógrafo parnaibano Júlio Charles Nascimento fez ao coordenar, desde agosto 2007, adolescentes e jovens da cidade de Cajueiro da Praia na oficina do projeto cultural “A Festa das Águas”, culminando com a “Dança do Peixe-Boi”, que fará sua primeira apresentação na 1ª Conferência Municipal de Juventude, realizada amanhã, dia 18 de abril, na Escola Oscar Lima. O harmonioso vai-e-vem do mamífero aquático nas ondas do mar azul dos jovens cajueirenses é algo surreal e só percebido por quem já presenciou algum dos ensaios do magnífico espetáculo nas escolas ou nas paradisíacas praias da cidade litorânea, situada na divisa dos Estados do Piauí e Ceará.

O Peixe-Boi Marinho é o principal símbolo da cidade de Cajueiro da Praia e conta, inclusive, com um projeto de preservação há quase duas décadas. O projeto de dança que resgata e fortalece as expressões artístico-culturais do povo cajueirense é apoiado pelo CIP Aliança Mandu(CARE Brasil, Universidade Federal do Piauí, Instituto Floravida, Embrapa Meio-Norte e Fundação W. K. Kellogg), que atua com ações focadas nas juventudes das cidades litorâneas de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, abrangendo 11 comunidades das zonas urbana e rural. O Mandu trabalha com projetos nas áreas de Educação, Geração de Trabalho e Renda(GTR) e Participação e Cidadania. A dança também coloca em pauta, nas escolas municipais e estaduais de Cajueiro da Praia, a discussão sobre preservação do mamífero e de todo o rico ecossistema da região.

Os registros dos cenários mágicos da dança coreografada pelo parnaibano Júlio Charles foram feitos pelo fotógrafo paulista Diego Rinaldi, que visitou, em fevereiro de 2008, os projetos desenvolvidos pela CARE Brasil em várias cidades do Piauí, além das ações realizadas pelo CIP Aliança Mandu.


eXTReMe Tracker