18 março 2009

Projeto Futebol de Rua e o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania no litoral piauiense

Os educadores esportivos do Sistema Participação e Cidadania do CIP Aliança Mandu realizaram a oficina do projeto Futebol de Rua na comunidade Brejinho, na cidade de Luiz Correia. O Brejinho é a última comunidade piauiense a receber a série de atividades esportivas que fortalece os princípios de convivência e tolerância entre os jovens, além de promover valores indispensáveis para o convívio social, como a solidariedade, o respeito e o trabalho em equipe.

A ausência de árbitro, a integração entre os gêneros e a construção coletiva das regras do jogo, que faz a juventude pensar sobre o que é importante ser avaliado durante uma partida, são algumas das principais diferenças em relação ao futebol tradicional. No Futebol de Rua, os acordos de convivência para o jogo são construídos pelos jovens antes das partidas. Eles decidem, entre outros temas, quantos pontos valem um gol e quais os valores éticos devem nortear a prática esportiva, como respeito, companheirismo e solidariedade. Após o término da partida, as equipes refletem se cumpriram ou não as regras estabelecidas.

Os educadores esportivos João Marcelo Castelo Branco e Carlos Alberto Sousa são os facilitadores das oficinas nas comunidades piauienses. “O jovem cresce quando tem a oportunidade de pensar coletivamente. Ele passa a ver o futebol como um esporte inclusivo em que todos participam, independente do condicionamento físico do praticante ou de sua habilidade com a bola”, comenta Castelo Branco.O CIP Aliança Mandu vai promover em julho de 2009, em Parnaíba, o II Festival Nordeste de Futebol de Rua. A programação do evento inclui palestras, jornada de jogos e varias atividades culturais. Além do CIP Mandu, a Rede Nordeste de Futebol de Rua, que conta com o apoio da Fundação W.K. Kellogg, é composta pelos CIPs Jovem Cidadão [Maranhão], Desenvolver [Ceará], Atores [Atores] e Serta [Pernambuco].

eXTReMe Tracker