23 junho 2009

Sistema Educação da Aliança Mandu seleciona educador social para o programa Formação de Lideranças

Durante o período de 29 de maio a 17 de junho, o Sistema de Educação da Aliança Mandu realizou inscrições para o processo de seleção de educador social no Programa Formação de Lideranças. Foram recebidos currículos de jovens das comunidades [Catanduvas, São Vicente, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Labino] de atuação da Aliança Mandu nas cidades do litoral piauiense, além de estudantes universitários de diversas licenciaturas.

No dia 20 de junho, a equipe de educadores do Formação de Lideranças realizou na Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, um encontro com os 36 inscritos. A seleção tinha por objetivo conhecer e avaliar qualitativamente os candidatos. Foram desenvolvidas dinâmicas individuais e em equipes.

Os aspectos considerados foram: Liderança, Trabalho em equipe, Criatividade, Criticidade e Comunicação. As dinâmicas retrataram toda a dinamicidade que o trabalho com juventude exige. Uma das atividades propostas, o estudo de caso, levou aos candidatos temas que o Programa Formação de Lideranças trabalha nas comunidades, como homofobia e discriminação racial.

Ao término do encontro foi feita uma rápida avaliação, onde os candidatos relataram que o processo se deu de forma tão dinâmica e descontraída que eles esqueceram que estavam sendo avaliados, e que o momento representou uma experiência para sua formação profissional, e que também aproveitaram a oportunidade para fazer novas amizades. Os dez jovens com os melhores perfis para o trabalho nas comunidades serão selecionados para uma entrevista.

“Os educadores que fazem parte do Formação de Lideranças sentem-se felizes por contar com a participação de tantos jovens nesse processo seletivo. Há mais de um ano que o Sistema Educação da Aliança Mandu capacita jovens de oito comunidades e dois cursinhos populares para atuarem como lideranças locais, atores críticos e participativos no processo de transformação política”, comenta o educador Romário Ráwlisson.

eXTReMe Tracker