23 agosto 2007

Aliança Mandu promove Curso de Formação de Lideranças na comunidade Barro Vermelho

Educadores sociais do projeto Aliança Mandu estiveram reunindo jovens da comunidade Barro Vermelho(Parnaíba) para o primeiro módulo do curso de Formação de Lideranças.



Temas como Participação e Liderança, Geração de Trabalho e Renda e Educação foram amplamente discutidos pelos educadores Rick Costa e Raquel Santos.
Realizado no dia 11 de agosto, o encontro contou com diversas dinâmicas e debates sobre o papel dos jovens das cidades do litoral piauiense no processo de desenvolvimento sustentável da região e da importância da organização das comunidades para a exitosidade desse processo, que exige a participação de todos.

“A apresentação dos projetos da Aliança Mandu e a realização de ações que valorizam a auto-estima dos jovens nortearam os trabalhos deste encontro, que contou com quase 30 estudantes de escolas do Barro Vermelho.
O local da capacitação foi a Escola Aberta , que foi erguida com doações de quatro italianos que conheceram a comunidade e resolveram ajudar os jovens piauienses. O encontro foi muito satisfatório, não somente pela quantidade de participantes, mas principalmente porque o grupo é bem mais jovens(13 a 16 anos) que a média dos capacitados, e nem por isso a qualidade do aprendizado que foi produzido aqui foi inferior ao registrado em outras comunidades. Esses jovens são sedentos por conhecimento e bastante organizados”, conclui Costa.


O forró, ritmo musical predominante na região, embalou uma das apresentações de trabalho dos jovens sobre participação e cidadania.
No mês de setembro haverá uma nova etapa da capacitação. Voluntários e estudantes das escolas da comunidade e da Escola Aberta participarão do encontro.




Somente com a união de forças, de esforços e das diferenças é possível construir uma sociedade mais justa e com mais oportunidade para todos. Os jovens do Barro Vermelho perceberam muito bem nas dinâmicas.







A frase ‘A Escola Te Faz Livre” é referência da Escola Aberta e dá o tom em tudo que é realizado dentro daquele espaço de construção do saber.

Além do Barro Vermelho, outras duas comunidades das cidades do litoral piauiense também receberam os educadores do Mandu.

eXTReMe Tracker