26 fevereiro 2008

Unidade de Beneficiamento de Cajuí vai gerar renda e consciência ambiental para jovens de Ilha Grande

Após a visita ao projeto de OSTREICULTURA em Barra Grande, Carol Cunha e Diego Rinaldi conheceram as ações desenvolvidas pelos jovens do projeto de Gração de Trabalho e Renda(GTR) na comunidade Labino, na cidade litorânea de Ilha Grande. O Labino é famoso pela grande quantidade de cajueiros, notadamente da espécie Cajuí, que é típica do local.

Além de ter um sabor bastante acentuado, o Cajuí é o mais resistente às condições de solo e clima da região, sendo o preferido dos moradores, que vivem da venda de castanha, da fabricação de doces e da agricultura, que, na maioria das vezes, é de subsistência. A comunidade piauiense registra a maior área plantada de Cajuí do Estado, tornando o nome Labino sinônimo de caju nas quatro cidades do litoral piauiense.

O CIP Aliança Mandu implantará, em parceria com o apoio técnico da Embrapa Meio-Norte, uma unidade para beneficiamento de castanha do Cajuí, confecção de doces e produção de outros derivados de caju, agregando maior valor ao produto no processo de comercialização.

Diversas ações de educação ambiental já foram realizadas pelos jovens e educadores do CIP Mandu na escola municipal do Labino, entre elas o plantio de mais de 500 mudas de Cajuí nas imediações de dunas que avançam sobre a principal via de acesso da comunidade, pois Ilha Grande sofre, há anos, com a ação impiedosa dos ventos, que formam imensas dunas que estão ‘engolindo’ residências da região central da cidade. Todos os jovens do projeto participam dos cursos de Formação de Liderança, que são ações educacionais realizadas pelo CIP Mandu nas comunidades com enfoque em temas como POLÍTICA, CIDADANIA e JUVENTUDES, além de atividades sócioesportivas.

eXTReMe Tracker