09 junho 2008

"Desenvolvimento Local" e "Mobilização e Participação" nortearam os diálogos no primeiro dia da IX Comunidade de Aprendizagem

O primeiro(05/06/08) dia da IX Comunidade de Aprendizagem do Litoral Piauiense foi marcado por muitos diálogos sobre “Desenvolvimento Local” e “Mobilização e Participação”. A participação dos jovens foi intensa durante todos os momentos, evidenciando o nível de comprometimento da juventude local e regional com o desenvolvimento de suas comunidades. A cidade de Ilha Grande sediou a primeira mesa-redonda do encontro, que foi facilitada por representantes de várias instituições: Sério Miranda(Secretário Estadual de Planejamento), Francisco Limma(Prefeito de São João do Arraial), Antônio Nascimento(Fundação Kellogg) e Maria Helena Cortez(UFPI).

Sérgio Miranda, Secretário Estadual de Planejamento, falou das ações de desenvolvimento socioeconômico adotadas pelo Governo do Piauí nos últimos anos e ressaltou o papel estratégico da sociedade civil organizada, das organizações não-governamentais e das juventudes para o processo de desenvolvimento que a sociedade piauiense realmente deseja. “A IX Comunidade de Aprendizagem é fundamental para promover a participação efetiva dos jovens, em parceria com os outros atores sociais do território, na construção das políticas públicas para a própria juventude. Esse tipo de encontro tem o mérito de promover o protagonismo juvenil, colaborando para o fortalecimento da atuação dos jovens nos espaços de discussão. O jovem precisa se tornar o ator principal do processo de desenvolvimento sustentável, e não apenas um recebedor de benefícios dos projetos sociais”, encerra.

O caminho da integração territorial é um caminho sem volta e que precisa ser constantemente fortalecido com todas as iniciativas. A Aliança Mandu e a Fundação Kellogg estão de parabéns por encampar um evento dessa envergadura, que consegue reunir inúmeras instituições não-governamentais que atuam com projetos sociais no Nordeste e ainda coloca em discussão temas de extrema importância para o desenvolvimento sustentável de um território. A IX Comunidade de Aprendizagem permite que a juventude participe, de forma ampla e democrática, da construção desse projeto”, comenta Francisco Limma.

Érica Santos foi uma das representantes do SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa - na IX Comunidade de Aprendizagem. A instituição não-governamental pernambucana, que atua nas cidades de Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa do Itaenga, Pombos e Chã de Alegria, capacita produtores e técnicos nos princípios e tecnologias da produção orgânica, contribuindo para o respeito ao meio ambiente, além de dinamizar os mercados das feiras ecológicas e da alimentação escolar no sentido de fortalecer as cadeias produtivas existentes no âmbito da agricultura familiar. "A Aliança Mandu conseguiu fazer com que os jovens do território se sentissem parte do processo de desenvolvimento sustentável. A experiência de participar da IX Comunidade de Aprendizagem foi maravilhosa e irei levar, para a Bacia do Goitá, muitos aprendizados e boas lembranças do que vivenciei nesse encontro no Piauí”, conclui a jovem.

eXTReMe Tracker