03 julho 2009

Aliança Mandu e CARE Brasil assinam convênio com Prefeitura de Parnaíba para realização do II Festival Nordeste de Futebol de Rua

A CARE Brasil e o Projeto Aliança Mandu assinaram, nesta sexta-feira (3), um convênio com a Prefeitura de Parnaíba para realização do II Festival Nordeste de Futebol de Rua, evento que será promovido na segunda maior cidade piauiense nos dias 23 a 26 de julho e que contará com a participação de representantes dos estados do Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além da presença do ministro do Esporte, Orlando Silva.

O convênio foi assinado pelo prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco e pelo coordenador do Programa Piauí da CARE Brasil e coordenador executivo do CIP Aliança Mandu, João Martins. Na solenidade também estavam presentes o vice-prefeito Florentino Véras, o secretário municipal de Juventude e Esportes Batista Véras, e os coordenadores [CARE Brasil, Embrapa Meio-Norte, Universidade Federal do Piauí e Instituto Floravida] do Projeto Aliança Mandu.

Trabalhando desde 2007 com o projeto nas cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia, o Sistema de Participação e Cidadania da Aliança Mandu promoveu várias oficinas da modalidade esportiva que prioriza a participação de homens e mulheres na mesma equipe, desenvolve o senso de respeito ao próximo, a convivência social, o Fair Play (jogo limpo) e o trabalho em grupo. A proposta do Futebol de Rua, que é apoiado pela Fundação Kellogg, é utilizar o esporte como instrumento para promover o desenvolvimento de crianças e jovens.

José Hamilton destacou a importância do festival para a juventude parnaibana. “Nossos jovens, através do esporte, ficarão afastados de atividades que não condizem com o convívio em sociedade”, comenta o prefeito.

"O Projeto Futebol de Rua é um novo conceito de atividade esportiva voltado à integração social, onde o aprendizado e a convivência têm mais relevância que o próprio resultado da competição, como ocorre no futebol tradicional", cita Maria Cristina Araújo, da coordenacão do Sistema Participação e Cidadania da Aliança Mandu.

Foto: Proparnaíba

eXTReMe Tracker