04 julho 2009

Oficina prepara jovens do litoral piauiense para o II Festival Nordeste de Futebol de Rua em Parnaíba

Os educadores esportivos do Sistema Participação e Cidadania do CIP Aliança Mandu promoveram, no dia 4 de julho, uma oficina com jovens das cidades litorâneas piauienses que irão participar do II Festival Nordeste de Futebol de Rua, que será realizado nos dias 23 a 26 de julho em Parnaíba.

A atividade, promovida em uma das quadras de esporte da Avenida São Sebastião, foi dividida em três momentos: construção coletiva das regras da partida, o jogo e a avaliação e reflexão sobre a atuação dos times.

Os acordos de convivência definem quantos pontos valem o gol, as faltas, a comemoração mais criativa e quais os valores éticos devem ser prioridade durante o jogo. No Futebol de Rua não há a presença do árbitro, que geralmente tem uma função punitiva. São os mediadores, que são escolhidos entre os próprios jovens, que fazem as observações durante as partidas.

No final do jogo, os times fazem uma avaliação e refletem se os jogadores respeitaram as regras pré-estabelecidas. O time vencedor não é, necessariamente, o que fez mais gols. Se o time desrespeitar os acordos de convivência perderá pontos. A vitória no jogo é, na maioria das vezes, de quem faz o jogo limpo e privilegia o companheirismo.

Todos os jovens das cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luiz Correia e Cajueiro da Praia que participam das oficinas do Futebol de Rua são multiplicadores da nova modalidade esportiva, que estimula a integração social, a convivência e o trabalho em grupo, nas suas comunidades.

eXTReMe Tracker