23 junho 2008

CIP Aliança Mandu inaugura Produtora Juvenil em Parnaíba

A Produtora Juvenil da Aliança Mandu, Cajuína Filmes, foi inaugurada nesta segunda-feira, 23 de junho, em Parnaíba. A Cajuína Filmes é um núcleo de mobilização social de jovens através do audiovisual que tem como principal objetivo desenvolver o protagonismo juvenil e a preservação da cultural local.

Para o cineasta israelense Naor Elimelech, que capacitou os jovens piauienses que vão atuar na produtora, o papel do espaço cultural é de extrema importância para os projetos de desenvolvimento sustentável realizados pelo CIP Aliança Mandu. “Com a realização de oficinas de inclusão audiovisual, da produção de vídeos educativos e documentários, do festival de filmes com foco na cultura local e nos aspectos ambientais, esperamos disseminar e valorizar estas realidades pelo território. Assim sendo, identificar e reconhecer quem está do outro lado da tela; buscar diversidade e tratar a diferença com respeito; valorizar, incluir, produzir e divulgar variadas expressões culturais que denotam a identidade do nosso ambiente, exercitando, invariavelmente, a consciência crítica", conclui o cineasta.

"A Cajuína Filmes sistematizará em mídia as fases de divulgação e execução dos projetos de jovens. Esta memória visual contribuirá na divulgação do Fundo Jovem, mobilização de recursos e preservação das aprendizagens que serão acumuladas com a realização dos projetos", comenta Maria Cristina do Araújo, da Coordenação do Sistema de Participação e Cidadania do CIP Aliança Mandu.

eXTReMe Tracker